terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Você segue seus instintos?

Uma das coisas que descobrimos logo ao nascer, é que temos necessidades. Necessidade de comer, de beber, de nos locomover, de nos comunicar com os outros. Ao longo de nossa existência, essas necessidades são trabalhadas de forma que possamos atendê-las da melhor maneira possível. Assim, buscamos o melhor alimento, o mais saboroso, procuramos água limpa, olhamos por onde estamos caminhando para não tropeçar, escolhemos cautelosamente nossas amizades.


Somos animais afinal. Temos instintos. Porém, a cultura na qual estamos inseridos também exerce influência sobre nossas necessidades. Observamos isso, principalmente, quando nos referimos aos nossos relacionamentos amorosos. Sim, por que temos necessidade disso também. Só que nós, mulheres, fomos criadas para negar nossos instintos e sermos guiadas pelos homens, ou pelas necessidades deles.
Isso de certa forma vem mudando, mas ainda tendemos a olhar feio para uma mulher independente, que resolve tomar conta da própria vida e escolher com quem quer ficar ou não. Ver uma mulher solteira e sozinha, pelo menor tempo/período que seja, ainda causa pena, espanto e/ou horror em muita gente.


Esta semana ouvi que o tempo está passando e eu devo começar a me preocupar pois logo chegarei aos 30. Sinceramente, não estou preocupada com isso. Estou mais preocupada em satisfazer minhas necessidades e, em não negar meus instintos. E você não precisa se sentir "presa" a alguém para satisfazer seus instintos. Não que eu seja a favor da libertinagem - por Zeus, como diria Circe. É só que, de alguma forma, precisamos simplesmente aprender a não levar a vida tão a sério.


Estamos passando dos limites da civilidade. Se imitarmos mais os nossos amigos animais, talvez descompliquemos um pouco nossa humilde e curta existência.

3 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiiiiiiii...que tapa na cara...kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Sofia... o que nos mata é o fato de às vezes nos depararmos com situações onde agimos induzidas pelo "o que" as pessoas irão pensar, e não pelo que realmente queremos... isso traz consequencias horríveis. Até porque ocorrendo falhas e erros, a nossa frustração torna-se ainda muito maior.

    ResponderExcluir