terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Aceitando as perdas...

Aceitar as perdas não é uma coisa das mais fáceis a se fazer nessa vida. Não, melhor, talvez seja uma das coisas mais complicadas. Quando um relacionamento acaba, além da tristeza por se envolver em algo que não deu certo, você precisa aprender a lidar com a idéia de ter perdido algo que você tinha e que gostava muito.

Em um desses seriados da TV, Cristine tenta convencer a amiga Bart de que afinal de contas o divórcio não é das piores coisas da vida. Mas a amiga rebate: "Eu hein. Você é muito corajosa. Precisa ter coragem pra ficar sozinha, dormir sozinha, acordar sozinha, comer sozinha, fazer sexo sozinha"... Tá, o seriado é uma comédia, ela exagerou um pouco, mas tá valendo. Ficar só pede coragem mesmo.


Coragem pra assumir que você se dá valor e que não vai ficar triste pra vida toda. Coragem para observar ao redor e ver que aquele mundo que você construiu ao lado de alguém pode (e deve) ser recontruído, estando você sozinha, ou com outra pessoa. Por mais rápido que tenha sido sua afinidade com alguém, uma hora, você tem que se convencer de que o que acabou deixou boas lembranças, mas foi só. É preciso rearrumar a bagunça e continuar vivendo.


Isso reflete também na sua postura com os amigos, com a família, com a vida. Envolver-se com alguém envolve os que você gosta também, os que estão próximos de você. - Mas isso é papo pra outro post.


Deixo apenas, uma frase que recebi hoje e que deu início às minhas palavras por aqui:


"Nem sempre se ganha, às vezes se perde. Nosso ego nem sempre processa bem esta idéia, mas cedo ou tarde precisamos compreender humildemente que não podemos tudo e que mesmo as pessoas mais positivas passam por duros golpes. Você tem duas escolhas: ficar se lamentando pelos cantos ou reagir, compreendendo a perda como um processo necessário de aprendizado. Espera-se sinceramente que você escolha esta segunda opção! Seja lá qual for a situação dura que você poderá passar, saiba se permitir o tempo necessário de lamentação, mas reaja!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário